Eleições 2022: confira quem está apto a votar

Estamos em época de Eleições no Brasil. O primeiro turno de 2022 está programado para acontecer dia 2 de outubro. Nelas, serão disputadas vagas para deputado federal, deputado estadual, senador e presidente. Caso haja segundo turno, de acordo com o Calendário Eleitoral, a data é dia 30 de outubro.

Diante das Eleições, fala-se muito nos candidatos, partidos e suas campanhas. E quando o assunto é votação, você sabe quem está apto a votar? É sobre esse assunto que iremos comentar hoje no blog da Vaquinha Eleitoral. Você não pode perder. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Quem pode votar?

No Brasil o voto é obrigatório, segundo a Constituição Federal. Dessa forma, os aptos para votar são: todos os cidadãos (naturalizados e natos) alfabetizados entre 18 e 70 anos. Sendo assim, os jovens que se interessem em exercer a cidadania ativamente precisam ter mais de 16 anos e tirar o título de eleitor até 4 de maio.

Portanto, os presos provisórios e jovens que cumprem medidas socioeducativas também tem o direito ao voto. Isto, é claro, segundo o inciso III do artigo 15 da Constituição Federal. Enquanto isso, o voto facultativo é para jovens de 17 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Afinal, só está apto a votar quem está com a situação regularizada com a Justiça Eleitoral. Quem possui alguma restrição tem até 4 de maio para regularizar ou tirar o título.

Atualmente quer saber como anda a sua situação?  Entre no Portal do TSE e verifique se existe alguma restrição no seu título.

Por outro lado, quem não fez o cadastramento biométrico poderá votar normalmente nessas eleições. Isso acontece pois a data de cadastrado foi adiada desde março de 2020 por conta do Covid-19.

Que tal ser mesário?

Você sabia quem 2020 tiveram mais de 180 mil voluntários para mesário? Isso mesmo. Muita gente faz essa opção para ajudar nas Eleições e exercer a cidadania. Além de contribuir para a democracia, existem algumas vantagens em ser mesário, bem como:

  • 2 (dois) dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;
  • 2 (dois) dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral;
  • Certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral;
  • Auxílio-alimentação;
  • Preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital).

Dessa forma, qualquer pessoa maior de 18 anos e com a situação regularizada com a Justiça Eleitoral pode ser mesário. Caso tenha interesse, faça a sua inscrição. Portanto, não perca tempo. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. 

E lembre-se: não perca as datas para regularizar ou tirar o seu título de eleitor.

Está vendo como é fácil votar? Para estas ou mais informações, não deixe de acompanhar o nosso blog. Caso queira conhecer um pouco mais sobre a Vaquinha Eleitoral, acesse nosso site e atualize-se!