Financiamento coletivo eleitoral: entenda como a Vaquinha Eleitoral pode contribuir para a sua campanha

Perder tempo em plena corrida eleitoral não é uma boa estratégia. Cada dia vale muito na captação de votos. Então, candidato(a), não perca tempo e venha compreender como a Vaquinha Eleitoral pode contribuir para sua campanha ser um sucesso.

A filosofia de financiamento coletivo eleitoral não é muito comum no Brasil. Contudo, nas últimas eleições a Vaquinha Eleitoral ganhou um papel importante nas campanhas de diversos candidatos. O mesmo sistema utilizado pelo ex-presidente estadunidense Barack Obama em 2008.

Para que você não fique dependente de Fundo Partidário ou Fundo Eleitoral, aproveite as oportunidades de arrecadações via crowdfunding. Veja como o financiamento coletivo pode ajudar a sua campanha no blog de hoje, aqui na Vaquinha Eleitoral!

Arrecadamento tradicional

Diversos candidatos ainda ficam sujeitos aos repasses tradicionais do partido, que na prática não atende todos de forma igualitária ou sequer ampara os gastos da campanha.

No caso do Fundo Partidário, o repasse é realizado mensalmente aos partidos, sendo 5% dos recursos divididos de forma igualitária para todos os partidos. Os outros 95% são divididos proporcionalmente conforme a quantidade de votos obtidos para a Câmera dos Deputados nas últimas eleições gerais.

Já o Fundo Eleitoral tem seu repasse apenas em ano eleitoral, diferente do Fundo Partidário. A repartição desse recurso é feita da seguinte forma: 2% são divididos igualmente para todos os partidos; 35% são destinados aos partidos que possuem pelo menos um representante na Câmara dos Deputados; 48% são repartidos entre as siglas, de acordo com a proporção de representantes na Câmara; os 15% restantes é distribuído entre os partidos, de acordo com a quantidades de cadeiras ocupadas no Senado Federal.

Cada partido faz a distribuição interna dos valores de acordo com suas estratégias. Assim, alguns candidatos(as) recebem uma pequena parcela do recurso. Como resultado, não conseguem proporcionar uma campanha sublime.

A contribuição da Vaquinha Eleitoral

Devido a reforma eleitoral de 2017, o financiamento coletivo eleitoral o passou a ser considerada uma modalidade de arrecadação para campanhas eleitorais. Conforme a Lei nº 9.504/1997, art. 23, § 4º, inciso IV.

Como mostrado acima, os repasses não afetavam todos os candidatos(as) da mesma maneira. Assim, nasce a necessidade de proporcionar uma campanha proeminente para todos os pré-candidatos(as).

A história da Vaquinha Eleitoral nas eleições não é algo recente, estamos pela quarta eleição consecutiva homologados pelo Supremo Tribunal Eleitoral (TSE). Como veteranos, sabemos que sempre é preciso atuar de acordo com as regras.

Portanto, as contribuições ao utilizar o financiamento coletivo como forma de captação de recurso é uma estratégia muito bem desenvolvida. Utilizamos um sistema totalmente transparente e seguro, evitando possíveis fraudes que possa prejudicar a sua campanha.

Contamos com um sistema de prestação de contas com integração ao Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), assim o candidato(a) pode focar a sua atenção para a sua campanha.

A plataforma administra uma gestão completa de campanha, do início ao fim. Disponibilizamos uma página de campanha exclusiva para engajar doadores e captações via PIX, cartão de crédito ou boleto. É mais praticidade na hora das arrecadações.

O Marketing Eleitoral é crucial para sua campanha. Contar com uma plataforma que te ajuda a engajar seus eleitores, aumentam muito as suas chances. Além disso, você pode contar com a ferramenta Allupe, que faz disparos em massa, via WhatsApp, e-mail, ligações e SMS. A comunicação é uma das principais ferramentas de sucesso para a candidatura.

Essas são algumas das vantagens que só a Vaquinha Eleitoral pode proporcionar. Não perca tempo, a corrida eleitoral está acontecendo e as arrecadações já começaram. Acesse Vaquinha Eleitoral e crie a sua campanha de sucesso!